Uma boa mentira – Dica de Filme

THE GOOD LIE

Oi pessoal, boa noite!

Tenho tentado assistir um filme por dia, e por enquanto tô levando isso bem a sério.

O escolhido de ontem foi Uma Boa Mentira (The Good Lie, 2014), que vi no Netflix. Você deve reconhecer (talvez, não sei) pelo poster com uma foto imensa da Reese Witherspoon em destaque, como se fosse a protagonista máxima do universo (aqui neste post não tem a foto, mas é fácil de achar no google). Não me levem a mal, ela é uma das minhas atrizes preferidas, além de ser a cara de uma amigona minha, acho a Reese talentosa e super inteligente. Sigo ela no Instagram, e isso pra mim é um super elogio! Mas depois de ver o filme você fica realmente sem entender porque ela estampa a capa, sendo que só faz uma participação na trama.

Estas pessoas lindas arrasam no filme!

Estas pessoas lindas são os reais protagonistas do filme: Arnold Oceng, Ger Duany, Emmanuel Jal e Kuoth Wiel.

Você entende o por quê, na verdade, mas é tão sem sentido que não tem como não se indignar. Antes de assistir pensei que fosse um filme tipo Erin Brokcovich, que ela fosse uma lutadora que moveu o mundo pra salvar uma galera ou coisa assim. Mas os heróis deste filme são outros, é uma pena que a capa do filme não reconheça isso.

Mas vamos tentar relevar esse ponto. A história é sobre um grupo de garot@s do Sudão que que conseguem (depois de MUITO, MUITO, MUITO penar) asilo nos EUA e tem a chance de lutar por uma vida digna.

A good lie movie 2

Apesar da “vida digna” à qual eu me refiro ser basicamente o que nós, privilegiados, entendemos por vida normal, a mudança no cotidiano deles realmente é para o melhor, e é o mínimo que todo ser-humano mereceria em um mundo ideal.

O filme é super bacana e emocionante, e foi baseado em histórias de crianças e jovens reais que passaram por essa experiência no começo dos anos 2000. Eles ficaram conhecidos como “The lost boys”, vale a pena pesquisa mais sobre o assunto. Os próprios atores do filme passaram por tudo isso, e hoje puderam representar os seus papéis e nos contar essa história emocionante. Muito obrigada!

A good lie Movie

Não dá nem pra imaginar o que crianças e adultos passam nas zonas de guerra civil e nos campos de refugiados na África até hoje. Este filme ajuda a ter uma pequena noção do terror que ocorre ali.

Crianças refugiadas no Sul do Sudão (foto: UNHCR)

Crianças refugiadas no Sul do Sudão (foto: UNHCR)

“Uma Boa Mentira” é pra chorar e se indignar com este mundo injusto. Cada cena me encheu o coração de compaixão e me lembrou como é bom conviver com gente doce, gentil e generosa . É um filme que faz a gente se sentir tão sortudo e envergonhado por não reconhecer os nossos privilégios e essa nossa sorte todo santo dia, toda santa hora.

Trailer do filme:

beijos e até a próxima,

ps. Já assistiram a “Um Crime Americano”? É tenso! Mas vale a pena. Postei sobre ele aqui. E por falar em filmes que mexem muito com a gente, também postei aqui sobre o “The Hunt”, um dos filmes mais difíceis de assistir, pra mim. Recomendo muito!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *